A Mata Atlântica é um dos biomas mais ricos do mundo em biodiversidade. Estima-se que existam cerca de 20 mil espécies vegetais (35% das espécies existentes no Brasil, aproximadamente), incluindo diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção (Ministério do Meio Ambiente - MMA).
O Brasil começou aqui, nessa riqueza que é a Mata Atlântica da Bahia. Até 1500, o bioma ocupava mais de 1,3 milhões de km² percorrendo grande parte da costa do país; hoje, no entanto, resta cerca de 29% de sua cobertura original (Ministério do Meio Ambiente – MMA).
Nesse cenário, a Pousada Tutabel está integrada ao território com o objetivo de promover o turismo regenerativo e, por meio das nossas experiências de contato direto com a fauna e flora local, tornar cada um (a) dos (as) viajantes um (a) guardião (a) do bioma.
O TURISMO REGENERATIVO presume, além da adoção das boas práticas para deixar o território ainda melhor do que era antes, a participação da cadeia do turismo como um todo no processo de planejamento integrado:
A RPPN Rio do Brasil é uma área de conservação ambiental onde são preservados 975 hectares de ‘Floresta de Tabuleiros’, uma variação da Mata Atlântica. Na reserva, são realizadas atividades turísticas com intuito de valorizar a natureza e conscientizar sobre a importância de sua conservação. Ao longo do ano, além de nossos hóspedes, realizamos visitas gratuitas à RPPN de crianças e jovens de escolas e ONGs da região.
A produção da horta orgânica da RPPN Rio do Brasil é umas das principais fornecedoras de ingredientes nativos e frescos presentes nos pratos da Pousada Tutabel. São cerca de 40 tipos de hortaliças – verduras, legumes, raízes, frutas – que são colhidos de acordo com a sazonalidade. Grande parte do adubo utilizado na horta é produzido na pousada, aproveitando as podas dos jardins e o lixo orgânico que, após passar por um processo de compostagem, se transforma em adubo.
Na Pousada Tutabel, práticas com propósito de impacto positivo no desenvolvimento territorial, meio ambiente e economia local são introduzidas continuamente: