Sustentabilidade

Como parte do grupo AlmaA acreditamos que projetos de Sustentabilidade devem receber hóspedes como forma de inspirá-los.

A Pousada Tutabel faz parte de uma iniciativa em Trancoso que inclui a Reserva Privada de Patrimônio Natural Rio do Brasil e tem como compromisso o meio ambiente. O intuito é preservar e manter os recursos naturais tão abundantes em Trancoso.

Muito além da coleta seletiva, o uso eficiente desses recursos nos leva a transformar a maneira como vivenciamos a experiência dessa histórica vila e, por isso, convidamos nossos hóspedes a compartilharem com a Pousada Tutabel práticas sustentáveis que visam cuidar desse pequeno paraíso.

Muitas são as ações que desenvolvemos e apoiamos com a ajuda de parceiros incansáveis no cuidado com o meio ambiente.

A capacitação de moradores locais para promover turismo sustentável na região é uma delas e resultou na contratação de diversos ex-alunos para o nosso staff. Sim, você encontrará aqui funcionários qualificados e atentos as questões ambientais e que, por serem nativos de Trancoso, dividem com a gente o amor pela região cuidando de cada pedaço de terra com muito carinho!

Projetos de conservação da reserva natural – que conta com 975 hectares de mata nativa – de combate a caça predatória, de educação ambiental e de monitoramento são parte desse esforço para dar continuidade aos recursos naturais para as futuras gerações e garantir a sobrevivência da comunidade.

Para isso trabalhamos de mãos dadas com instituições como a RPPN Rio do Brasil, ICMBio e Conservação Internacional – empenhados em projetos que fortalecem a conservação e o fortalecimento do uso públicos dos Parques Nacional do Pau-Brasil, Nacional Monte Pascoal e Nacional Abrolhos – a Associação Despertar Trancoso, USP, UFSB, NeoPrego, RPPN Estação Veracel, o IBAMA e o Ministério Publico da Bahia.

É por isso que os hóspedes levam de Trancoso muito mais que as memórias de um paraíso: carregam a certeza de que, juntos, podemos garantir um futuro cada vez mais lindo para Trancoso.