Observação de Aves

Em uma jornada deslumbrante, a observação é acompanhada por guia ornitólogo e promove a oportunidade de avistar espécies raras em seu habitat natural. 

A atividade acontece na RPPN Rio do Brasil, onde já foram catalogadas cerca de 250 espécies de aves, entre elas o Papagaio Chauá (Amazona rhodocorytha), em perigo de extinção, e o raríssimo beija-flor, Rabo Branco de Margarette (Phaethornis margarettae).

A experiência é uma ótima opção para todas as pessoas, ou seja, tanto experientes observadores de aves quanto iniciantes ou meros curiosos vão se encantar. Afinal, a atividade combina a adrenalina de localizar e identificar as aves com a satisfação de admirar a enorme e bela diversidade que há no céu da região. 

No passeio para iniciantes, há uma introdução sobre a ‘arte’ da observação de aves. Nesse contexto, são oferecidos binóculos e há uma explicação a respeito do segredo de atrair os pássaros reproduzindo o som do seu canto. Ao longo do trajeto, e com auxílio do guia, os hóspedes chegam a observar de 20 a 30 espécies diferentes, e terminam o passeio encantados. 

Já o roteiro para especialistas começa bem cedo, ao nascer do sol, quando as aves estão mais ativas. Nesse caso, a atividade pode durar até o fim do dia. De acordo com o interesse do “passarinheiro”, a equipe pode propor, tanto um roteiro para observar o maior número possível de espécies – chegando a 70/80 espécies em um dia – quanto focar em determinadas espécies. 

Para aqueles que desejam fazer o passeio mais longo, a Pousada Tutabel indica opções de restaurantes perto da reserva para que seja possível almoçar e depois retomar a atividade.